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SERVIÇOS E COMÉRCIO LIDERAM 11.ª EXPOFRANCHISE

- 150 empresas e 32 novas oportunidades de negócio em exposição
- 2ªMissão Brasil: 10 empresas apostam no mercado português e europeu
- 2006 afigura-se o ano da internacionalização das marcas nacionais

Vocacionada para todos os portugueses interessados em criar um negócio próprio, a maior feira de franchising nacional - 11.ª EXPOFRANCHISE, a decorrer de 12 a 14 de Maio 2006 na FIL, da responsabilidade do IIF - Instituto de Informação em Franchising - apresenta 150 oportunidades de investimento (32 novidades) nacionais e internacionais entre os 15mil aos 300mil euros, em áreas tão distintas como os serviços, o comércio e a restauração; restaurantes temáticos e fast-food, serviços de consultoria para empresas e particulares, moda, saúde e beleza, vending, lazer, entre outros conceitos.

Numa altura em que o mercado do Franchising se aproxima das 9.830 unidades/lojas em funcionamento - um volume de negócios superior a 3,3 mil milhões Euros em 2005 -, verifica-se uma alteração significativa no perfil dos investidores. Para além das pessoas que se encontram em fase de transição profissional, o Franchising é cada vez mais procurado por quadros médios e superiores que pretendem uma segunda fonte de rendimentos, garantindo assim a sua estabilidade económica, a médio e longo prazo. Por esse motivo, durante três dias, os visitantes encontrarão na EXPOFRANCHISE o local ideal para conhecer e falar com todos os expositores do sector de actividade onde pretendem abrir um negócio e recolher ainda informação sobre produtos relacionados com o funcionamento do sistema de franchising.

 

"Nesta edição, assistimos a um retorno das empresas na área do comércio, com 33 marcas presentes, que já não se restringem apenas à moda ou pronto-a-vestir, hoje uma minoria, entre farmácias, papelarias, vending, produtos de climatização e 13 oportunidades na área da restauração. Os serviços - sector em franco crescimento - estão também em destaque com 80 marcas presentes, entre as quais consultores financeiros, agências imobiliárias, empresas de apoio e consultoria vocacionadas para todas as áreas e para o franchising", salienta Eduardo Miranda, Director Geral do IIF.

Mais do que uma mostra de oportunidades, a EXPOFRANCHISE é, hoje, um espaço privilegiado para a informação, com uma série de acções para potenciais investidores - a decorrer na zona central da Feira, um espaço de animação e informação, com programas de informação em directo -, "acentuando o carácter moderno, actual e dinâmico do Franchising. Para além dos seminários intensivos do IIF; "Como Montar o seu Próprio Negócio em Franchising? e "Como Estruturar e Gerir uma Rede de Franchising?", será ainda distribuído a todos os visitantes um pequeno guia do Franchising e contaremos com o Canal Expofranchise - TV interna onde serão emitidos diversos programas com conteúdos essenciais sobre o Franchising", conclui Eduardo Miranda.

Como aproveitar ao máximo a sua ida à EXPOFRANCHISE?
Visitar uma feira de franchising não é só passear por entre os stands. Se pretende encontrar o negócio certo, é fundamental efectuar um trabalho prévio que lhe permitirá definir:
*sector de actividade onde pretende abrir um negócio;
*zona geográfica onde vai trabalhar;
*capital disponível para investir;

Dez questões essenciais para colocar na Feira
Uma vez na feira, é importante que fale com todos os expositores do sector que escolheu para recolher informação. Os pontos essenciais são:
1.ª Qual é o valor total do investimento?
2.ª Qual é o apoio a prestar ao Franchisado antes e após o início da actividade?
3.ª Quais são os direitos e as obrigações do Franchisado e do Franchisador?
4.ª Quais são as necessidades que o produto e/ou serviço satisfazem?
5.ª Qual é o perfil dos clientes?
6.ª Quais são as vantagens competitivas em relação à concorrência?
7.ª Quais são as condições de pagamento?
8.ª Qual é a actual situação financeira da empresa?
9.ª Qual é a taxa de rendibilidade da empresa?
10.ª Quem são os sócios e qual o seu historial?

- 2ªMissão Brasil: 10 empresas apostam no mercado português e europeu

Pelo segundo ano consecutivo, a 11.ª EXPOFRANCHISE recebe a Missão Brasil, uma iniciativa que dá continuidade à parceria estabelecida entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e do Governo do Brasil através da Agência de Promoção de Exportação e Investimento do Brasil (APEX), que visa apoiar a internacionalização das redes de franchising brasileiras.

"Ao integrarem o Pavilhão Brasil da EXPOFRANCHISE, os empresários das marcas Benedixt, Bit Company, Carmen Steffens, Global Franchise, Lilica Ripilica, Movimento, Oceanic Cosméticos, Showcolate, Vivenda do Camarão e Wizard, têm a possibilidade de apresentar os seus conceitos de negócio e iniciar negociações com investidores interessados em operar em Portugal através de master franchise e/ou franchisados. Um passo importante quando existem já várias marcas brasileiras a operar com sucesso neste mercado", explica Ricardo Camargo, director executivo da ABF.

- 2006: ano da internacionalização das marcas nacionais
Segundo o director-geral do IIF, o ano de 2006 afigura-se estratégico para a aposta na internacionalização das marcas portuguesas e consolidação do crescimento das redes além-fronteiras. "Neste momento, 24% das marcas portuguesas já estão a operar fora de Portugal e 43% pretendem fazê-lo em breve com missões de internacionalização que apontam o Brasil, Espanha e México como mercados estratégicos, tornando a marca Portugal mais respeitada numa área associada a transferência de know-how, empreendedorismo e imagem moderna", explica.

Refira-se, de resto, que o Franchising ajudou a criar em 2005 mais de 2.700 postos de trabalho efectivos, numa altura em que representa 2,2% do PIB nacional e é responsável por mais 58.849 postos de trabalho, o equivalente a mais de 1% do emprego em Portugal.