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«Espelho, espelho meu...»

De Verão ou de Inverno a preocupação dos portugueses com a imagem é cada vez maior. Corresponder ao padrão de beleza em voga, sentir-se bem com o seu corpo, cultivar uma boa aparência, tornou-se uma prioridade para um número cada vez maior de pessoas. E se há tempos estas preocupações se associavam de imediato ao público feminino, actualmente assiste-se a uma sensibilização crescente do sector masculino para todos os aspectos relacionados com beleza, saúde e qualidade de vida. A preocupação essencial volta-se agora para uma busca constante não só pelo bem-estar físico mas também psicológico.

O Negócio da Beleza
Quando há cerca de 60 anos Estee Lauder decidiu comercializar os seus produtos fornecendo amostras grátis em salões de beleza, estava apenas a dar os primeiros passos numa actividade cujo reconhecimento e sucesso se foi prolongando até aos nossos dias. Os produtos de cosmética foram o seu ponto de partida.
Determinação e dinamismo abriram as portas da sociedade a um mercado cheio de potencial. Graças às transformações da sociedade, às mudanças de mentalidade, à maior atenção das pessoas para com a sua aparência e o seu aspecto, esta actividade revelou-se uma excelente fonte de rendimento. Explorar os "pontos fracos" de cada um, alertar para as consequências dos maus hábitos nas rotinas diárias e para os benefícios de um corpo bonito e saudável, tornou-se na aposta de muitos investidores que, individualmente ou através do franchising transformaram a beleza num grande negócio com excelentes alternativas ao dispor do consumidor.
Centros de estética, cirurgias plásticas, academias de ginástica, serviços cada vez mais personalizados na luta contra o stress, sedentarismo e má alimentação, surgem no mercado com as mais variadas ofertas, apelando a uma mudança de hábitos que garantam mais saúde e qualidade de vida.

Para um corpo perfeito...
Fruto das tendências verificadas ao longo dos últimos anos, o aparecimento de centros de estética proliferam no mercado. Não é difícil associarmos a boa aparência física a popularidade e status. O aumento da procura de serviços que possam contribuir para uma melhoria do aspecto físico leva também ao aparecimento de um sem número de ofertas à medida de cada um.
Portugal não fugiu à regra. A Cellullem Block é apenas um dos muitos negócios bem sucedidos na área da estética e da saúde. De origem espanhola e actualmente com mais de 250 centros distribuídos por diversos países, a Cellullem Block estreou-se no mercado em 1993 apostando no tratamento de diversos problemas desde celulite, obesidade, flacidez, reumatismo, artrites. Portugal conta já com 30 centros em funcionamento e excelentes perspectivas para 2006, com tecnologia e qualidade dos serviços a preços acessíveis.
Procurando atrair consumidores, a expansão do negócio passa também pela conquista de novos investidores por todo o país. Garantindo aos franchisados formação, marketing centralizado e assistência aos centros, o objectivo é transmitir segurança e êxito em todas as apostas neste conceito. Sem direitos de entrada, royalties ou taxa de publicidade, o contrato é efectuado pelo período de 5 anos, sendo o investimento inicial de 81.480Euros
Outra alternativa na área da estética, com serviços de cirurgia plástica, nutricionismo ou acupunctura, é-nos apresentado pelas Clínicas Visage. Este conceito de origem portuguesa, no mercado desde 1996, é mais um exemplo de negócio voltado para o futuro. Atentos à inovação das técnicas e do mercado procuram, através do franchising, ascender de forma rápida com o menor custo possível, contribuindo para satisfação pessoal dos clientes, garantindo-lhes beleza e bem-estar com eficiência e profissionalismo.  
Representante de marcas reconhecidas mundialmente, com grande rigor na formação e a operar em todas as áreas da estética, as Clínicas Visage não apresentam como requisito fundamental a experiência. Ao aderir a este negócio pode contar com um investimento total de 204.000Euros, o direito de entrada ronda os 25.000Euros, sendo os royalties de exploração de 1000Euros/ mês, e a taxa de publicidade 500Euros/mês. O contrato terá a duração de 5 anos.

Mente sã em corpo são
E se hoje o bem-estar físico é a grande preocupação de muitos, o bem-estar interior já não é relegado para segundo plano. Recorrer a estes serviços significa também uma busca de equilíbrio na rotina diária. Ansiedade, irritabilidade, fadiga, stress, são verdadeiros impedimentos à realização humana, pondo em causa a harmonia entre corpo e mente. Não é pois de estranhar que muitos destes serviços realcem também a vertente espiritual da beleza, associando aos tratamentos estéticos, terapias e técnicas de relaxamento num combate mais eficaz ao stress, beneficiando o corpo com um bem-estar físico e emocional.
Baseada nesta filosofia, com serviços de medicina estética, saúde preventiva e SPA, chega-nos de Coimbra a Dermoclinics. Constituída por vários técnicos de saúde, médicos e nutricionistas, detentores de técnicas específicas em todos os tratamentos, o objectivo máximo é proporcionar conforto, segurança e eficácia a todos os clientes. Para os investidores revela-se mais um negócio atractivo. Com um investimento a rondar os 80.000Euros, sem direitos de entrada ou royalties de exploração e um contrato de cinco anos, os franchisados têm ao seu dispor mais um conceito rentável e bem sucedido no mercado.
Porém, as alternativas estão longe de se esgotarem. As portas do mercado estão abertas e factores como bem-estar e qualidade de vida podem assumir os mais variados contornos e perspectivas de negócio. Se as abordagens em termos de estética saem reforçadas com as mais avançadas técnicas, constituindo a razão de ser de muitos dos conceitos existentes no mercado, não tardou, porém, a surgir em Portugal uma outra vertente, a fazer renascer técnicas de relaxamento e terapias associadas à reflexologia e às massagens, na busca da tão desejada tranquilidade.
Tendo por base o estudo tanto fisiológico como neurológico dos indivíduos, a reflexologia, como prática da medicina natural, remonta a antiguidade, caminhando até aos nossos dias como um método utilizado para alcançar o equilíbrio natural do corpo, através da pressão exercida em pontos específicos dos pés e das mãos. Com esta técnica pretende-se aliviar problemas como o stress, a ansiedade ou a depressão. O objectivo é simples - bem-estar interior e equilíbrio físico e emocional. Com a intenção de conquistar o mercado através destas novas técnicas, surge em 2004 a Relax Touch. Com acompanhamento na abertura e exploração, a assistência ao franchisado é garantida. Sem royalties ou taxa de publicidade e com um direito de entrada situado entre os 5000 e os 10000 Euros, esta é apenas mais uma alternativa ao dispor do consumidor.

Equilíbrio e bem-estar
Como todos bem sabemos, nem sempre a imagem que reflecte o espelho é a mais desejada. Mesmo existindo um estereótipo de beleza, este conceito assume um carácter bem mais vasto. Por muito que sejam os apelos para uma determinada imagem, está provado que a beleza ultrapassa em muito o sentido estético. Que a aparência física é bastante valorizada na sociedade actual é inegável, que esse factor impulsionou fortemente a indústria da beleza é evidente, porém, nem sempre as soluções estéticas são a resposta para todos os problemas. A beleza ultrapassa em larga escala a estética quando as preocupações se voltam também para o equilíbrio emocional, para o bem-estar e qualidade de vida. A resposta do mercado não se fez esperar, a variedade de serviços existente demonstra isso mesmo, quando aos benefícios estéticos se associa de imediato as vantagens terapêuticas de um dado tratamento. O objectivo já não passa somente pelo cuidar e rejuvenescer do corpo, mas também por revitalizar e descontrair o espírito para uma vida mais saudável e feliz.