feed facebook

Pesquisa







PARCEIROS




Certificação Energética de Edifícios

MRW renova Certificação de Franchising

A MRW Portugal acaba de ver a Certificação de Franchising renovada pelo período de mais um ano. Realizada pela Empresa Internacional de Certificação (EIC) e acreditada pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), a Certificação de Franchising, de acordo com a especificação técnica EIC ET 01, garante as boas práticas de franchising das marcas certificadas, de acordo com o Código Europeu de Deontologia e com os princípios que regem as demais certificações de qualidade.

Para Pedro Mega, Director-Geral da MRW Portugal, «a renovação da certificação vem reconhecer a nossa política de transparência e boas práticas de franchising, desde o momento do fornecimento de informação a potenciais franchisados, até ao acompanhamento do negócio. É uma ferramenta que nos atira para a vanguarda e excelência do franchising na Europa e que nos permite uma diferenciação pela qualidade, garantida por entidades externas e independentes, como é o caso do IPQ e da EIC. Simultaneamente, reconhece e parametriza práticas que já levávamos a efeito, o que reforça a nossa responsabilidade como franchisador. Um potencial franchisado terá mais confiança, sabendo que o nosso sistema de franchising está certificado e renovado».

Para renovar a certificação, a MRW teve de provar manter e cumprir rigorosamente exigências tão diversas, como as relacionadas com a formação dos colaboradores, os pressupostos organizacionais que permitem garantir o cumprimento das características certificadas, o manual de imagem corporativa ou a planificação estratégica da rede, passando pela metodologia de tratamento de reclamações de franchisados e/ou clientes.

Também todo o processo de candidatura do franchisado até à abertura de loja é auditado. Desde a ficha de candidato, tratamento da informação recebida, avaliação da candidatura, o contrato de franchising, a formação inicial e contínua do franchisado, a abertura do ponto de venda e o acompanhamento do franchisado são aspectos minuciosamente observados na Certificação de Franchising, e agora na sua renovação.
Deve ainda ser evidenciada a manutenção, protecção e evolução do conceito de franchising da marca.
A MRW, actualmente composta por mais de 700 lojas franchisadas na Península Ibérica, das quais 65 em Portugal, foi a primeira marca europeia a ver o seu sistema de franchising certificado.

A Certificação de Franchisng
Atribuída pela EIC, e homologada pelo IPQ, a Certificação de Franchising envolveu uma auditoria de concessão que decorreu no último semestre de 2003, e que culminou, em Fevereiro de 2004 com a assinatura do Protocolo de Certificação e entrega do respectivo certificado.
Esta certificação, um projecto pioneiro a nível europeu, no que toca à certificação de redes de franchising, tem por objectivos dar ao mercado (franchisados, futuros franchisados e franchisadores) a garantia de que as marcas certificadas observam boas práticas de franchising.
Acreditada e homologada pelo IPQ, a especificação técnica EIC ET 01, foi criada numa parceria entre a Associação Portuguesa de Franchise e a EIC, que formou uma Comissão de Certificação composta ainda por um representante dos franchisadores, um representante dos franchisados, um representante da Confederação do Comércio Português, um representante do IAPMEI e um representante da Direcção Geral do Comércio e Concorrência.

Certificações MRW
A MRW esteve sempre na vanguarda de diversas certificações, de entre as quais, em 1995 foi a primeira empresa do sector a obter a certificação de qualidade ISO 9002 para a totalidade das suas franquias, plataformas operativas e centrais de Portugal e Espanha.
Em 1997 foi incluída no Programa Óptima, que certifica a igualdade a nível laboral e salarial entre homens e mulheres.
Em 1998 foi a primeira empresa do sector a obter a certificação ambiental ISO 14001 para as suas plataformas operativas e centrais.
Em 2000 foi a primeira empresa a obter o Sello Solidário que certifica o seu programa de acção social.
Em Dezembro de 2001 foi a primeira empresa europeia do sector a obter a certificação Norma AS 8000 de Responsabilidade Social.
Em 2004, é a primeira empresa europeia a obter a certificação para o seu sistema de franchising em Portugal.