feed facebook

Pesquisa







PARCEIROS




Certificação Energética de Edifícios

MRW destina mais de 7 milhões de euros à responsabilidade social em 2004

A MRW acaba de apresentar a sua “Memória Social 2004”. O documento, elaborado pela Fundación Empresa y Sociedad, compila todas as actividades e iniciativas levadas a cabo pela MRW, durante o último ano, no campo da responsabilidade social, entendendo por isto a dedicação dos seus recursos humanos, técnicos e financeiros a projectos de apoio a pessoas, nas áreas da assistência social, saúde, educação, meio ambiente, formação profissional e emprego.
Nas palavras do Presidente da MRW, Francisco Martin Frias, «ao longo deste ano realizámos numerosas actividades, que são, tanto a continuação do nosso projecto, como a projecção do mesmo num futuro que esperamos seja apaixonante. A nossa estrutura, baseada num sistema de franchising, tem como factor diferencial a reunião de centenas de empresários e empreendedores em torno de uma aposta comum: a sustentabilidade do nosso projecto empresarial, graças à confiança que criamos em torno da nossa actividade. Entendemos a MRW como um novo conceito de empresa que gera valor, incorporando a tradicional dimensão económico-financeira, a importância da nossa equipa, a sociedade e meio ambiente».
Uma política que define a identidade e diferenciação da empresa ibérica de transportes urgentes, para a qual a empresa destinou, em 2004, 1,6% da sua facturação, o que corresponde a 7.397.421 euros.
Todas as medidas e políticas de cidadania empresarial constantes na “Memória Social 2004” são transversais a Portugal e Espanha, mercados onde a marca está presente, espelhando este documento uma estratégia assente numa gestão sustentável de excelência.

Principais factos patentes na “Memória Social 2004”
> Desde 1997, a MRW integrou 247 pessoas com deficiência nos quadros da empresa;
> Actualmente, 14,72% dos colaboradores dos serviços centrais da marca são pessoas com alguma deficiência;
> Em 2004, a MRW firmou com a FUNDOSA (Fundação pertencente à ONCE) um acordo pelo qual se comprometeu a contratar mais 100 pessoas com deficiência, no período 2004-2007;
> Em Portugal, a MRW firmou com a FENACERCI um protocolo, no qual permite que as 50 CERCI beneficiem das condições Plano Ajuda (68%de desconto nos envios nacionais e para Espanha e 20% nos internacionais) sem os processos burocráticos inerentes;
> A MRW terminou 2004 com 4.042 instituições sem fins lucrativos incluídas em Plano Ajuda, que, na prática, perfazem mais de 6.500, tendo em conta as delegações com que algumas destas instituições contam;
> Durante o ano de 2004, a MRW facturou 474,2 milhões de euros, dos quais destinou 1,6% (7.397.421 euros) a diferentes actividades de acção social, educação, cultura e meio ambiente;
> A Os Planos de Acção Social MRW foram considerados o programa melhor sucedido, segundo a opinião de 200 especialistas que participaram no “Informe 2004” das empresas mais reconhecidas pelas suas políticas de responsabilidade social, elaborado pela Fundación Empresa y Sociedad;
> Vários quadros da MRW participaram como conferencistas, em 88 mesas redondas e/ou jornadas, convidados a apresentar a política de responsabilidade social MRW, os diferentes Planos de Acção Social, a aposta na igualdade de oportunidades e compatibilidade entre a vida laboral e a familiar dos seus trabalhadores, entre outros;


Campanhas realizadas através do Plano Campanhas Solidárias
“Um livro galego para os filhos da nossa imigração”
Organizada pela Associación Cultural Fillos de Galicia. A MRW recolheu livros escritos em galego que, posteriormente, a associação fez chegar a mais de 1600 pessoas de origem galega que residem em todo o mundo.
“Campanha +Cultura”
Organizada pelo Rotary Club e pelo Convento de Santa Clara de Manresa. A campanha consiste na recolha de livros e material escolar em boas condições, para enviá-los para a América do Sul. A MRW faz chegar mensalmente o material recolhido ao Convento de Santa Clara, onde é classificado. Em 2004 foram recolhidos 90.000 livros.
“Os mais velhos também acreditam nos Reis Magos”
Pelo quinto ano consecutivo, a MRW colaborou com a Associación Mensajeros de la Paz. Na última edição foram recolhidas 3.000 prendas que a associação distribuiu por numerosos centros geriátricos.
“Planta a tua árvore”
Nesta iniciativa, organizada pela Fundación Natura, a MRW encarrega-se de recolher cartuxos de tinta utilizados, depositados nas lojas franchisadas, e fazê-los chegar a um único ponto para reciclagem. Por cada cartuxo reciclado, a fundação recebe €0,50 que destina ao seu programa de reflorestação.
“Recolha de material ortopédico por e para a solidariedade”
Organizada pela Asociación de Amputados Sant Jordi, a MRW colabora com esta campanha de forma indefinida. Durante 2004 foram recolhidos 200 próteses, 250 pares de muletas, 100 cadeiras de rodas manuais e uma eléctrica e material sanitário diverso.


Planos de Acção Social
Os Planos de Acção Social consubstanciam-se em serviços gratuitos para sectores desfavorecidos da sociedade que, frequentemente, têm necessidade de utilizar a nossa empresa.
PLANO SUB-25
Criado para que estudantes com menos de 25 anos, deslocados do seu local habitual de residência, possam expedir ou receber um envio grátis por mês.
PLANO FORUN (Formação Universal)
Permite aos estudantes e professores no estrangeiro receber dos seus familiares directos um envio por mês de forma gratuita.
PLANO AJUDA