feed facebook

Pesquisa







PARCEIROS




Certificação Energética de Edifícios

MRW, uma das empresas mais conceituadas em Espanha

A MRW e o seu presidente, Francisco Martin Frias, mantêm-se, pelo terceiro ano consecutivo, entre as empresas e gestores espanhóis com maior reputação, segundo o ranking elaborado pelo Monitor Español de Reputación Corporativa (MERCO). No MERCO 2005, a MRW ficou classificada como a 21ª empresa com maior reputação, e, o seu presidente, Francisco Martin Frias, na 14º posição.

 

As variáveis em apreciação que mais pontuação receberam, no caso da MRW, foram a dimensão empresarial global, a ética e responsabilidade social e a qualidade da oferta comercial.

 

Relativamente a Francisco Martin Frias, o que os empresários espanhóis mais destacaram foi a sua visão estratégica e as qualidades como impulsor de comportamentos éticos e aglutinador de equipas.

 

Publicado pelo jornal “Cinco Dias”, o MERCO classifica as 100 empresas e os 100 gestores com maior reputação em Espanha.

 

O MERCO realizou-se, pela primeira vez, em 2000, como investigação académica da Universidade Complutense de Madrid. A sua aceitação e rigor fez com que se convertesse num instrumento de avaliação reputacional da empresa em Espanha, similar ao que publica a revista “Fortune”, nos EUA.

 

O Processo

Os resultados deste ranking obtêm-se de uma tripla avaliação. Primeiro, é enviado um questionário aos principais gestores de empresa espanholas, cuja facturação supere os 50 milhões de euros. Nesta avaliação são pontuadas seis variáveis distintas: qualidade laboral, qualidade da oferta comercial, dimensão empresarial global, ética e responsabilidade social, inovação, e resultados económicos e financeiros.

Este inquérito, dá lugar a um primeiro ranking provisório, que será objecto de uma segunda avaliação, por parte de analistas financeiros, associações de consumidores, membros de ONG’s e representantes de sindicatos.

Finalmente, técnicos do Instituto de Análise e Investigação realizam a terceira avaliação, da qual sairá o ranking definitivo.

O mesmo processo é aplicado à elaboração da lista dos 100 gestores espanhóis com maior reputação. Nesta situação, os parâmetros analisados são: qualidade como aglutinador de equipas, capacidade de comunicação, espírito inovador, impulsionador de comportamentos éticos, projecção internacional, visão comercial e visão estratégica.

 

 


As 25 empresas com maior reputação

 

1. El Corte inglés

2. Inditex

3. Grupo Telefónica

4. Repsol YPF

5. BBVA

6. Grupo Santander

7. La Caixa

8. Iberdrola

9. Iberia

10. Endesa

11. Siemens

12. Gás Natural

13. IBM

14. Caja Madrid

15. Indra

16. MAPFRE

17. Banco Popular

18. Bankinter

19. Ferrovial Agroman

20. Grupo AGBAR

21. MRW

22. Unión Fenosa

23. Vodafone

24. Accenture

25. Grupo Eroski

 

 

 

Os 25 líderes com maior reputação

 

1. Amâncio Ortega - Inditex

2. Isidoro Álvarez – El Corte Inglés

3. Emílio Botín - SCH

4. César Alierta – Grupo Telefónica

5. Francisco González - BBVA

6. Amparo Moraleda – IBM España

7. Florentino  Pérez - ACS

8. António Brufau Niubó – Repsol YPF

9. Ricardo Fornesa – La Caixa

10. Ignácio Sánchez-Galán - Iberdrola

11. Isidro Fainé – La Caixa

12. Manuel Pizarro - Endesa

13. Eduardo Montes – Siemens

14. Francisco Martin Frias - MRW

15. Juan Arena de la Mora – Bankinter

16. Rafael Calvo-Sotelo – Ferrovial

17. Miguel Blesa – Caja

18. Ana Patrícia Botín - Banesto

19. Javier Monzón - Indra

20. Tomás Pascual – Leche Pascual

21. Jesús Polanco - Prisa

22. José Maria Castellano - Inditex

23. Juan Roig - Mercadona

24. Antonio Catalán – AC Hotels

25. Antonio Basagoiti – Unión Fenosa