feed facebook

Pesquisa







PARCEIROS




Certificação Energética de Edifícios

Franchise Roadshow chega a Castelo Branco

O Franchise Roadshow 2012 chega, dia 7 de Julho, a Castelo Branco, um dos concelhos do País mais fustigados pelo desemprego, onde, só no espaço de uma semana, 700 pessoas foram afectadas por dois despedimentos colectivos. Esta é a quarta cidade que recebe o Franchise Roadshow, um encontro onde várias marcas franchisadas procuram potenciais parceiros e interessados em criar o seu próprio negócio ou emprego na cidade de Castelo Branco. A iniciativa, lançada pelo Instituto de Informação em Franchising (IIF), em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), está a percorrer, entre Março e Novembro de 2012, sete capitais de distrito, que representam 40% do poder de compra nacional e que pretende ser um impulsionador do empreendedorismo regional, em articulação com instituições nacionais e locais.

Depois de Faro, Coimbra e Évora o Franchise Roadshow realiza-se dia 7 de Julho, entre as 9h30 e as 17h30, no NERCAB – Associação Empresarial da Região de Castelo - com a intenção de juntar no mesmo espaço empreendedores e pessoas interessadas em criar o seu próprio negócio e emprego, marcas franchisadas apostadas em abrir unidades nesta cidade e responsáveis do Instituto do Emprego e Formação Profissional assim como do Instituto de Informação em Franchising com a missão de prestar toda a informação útil sobre incentivos e apoios à criação do próprio emprego, negócios em, sistema de franchising, entre outras.

O Roadshow de Castelo Branco inicia-se, às 9h30, cuja sessão de abertura será assegurada pelo Vice-Presidente da Câmara de Castelo Branco, Dr. Luís Correia. O seminário prossegue com uma abordagem global do Franchising como forma de criação de empresas e para o auto-emprego, realizado pela Directora do IIF, Andreia Jotta. Pelas 15h00, Paula Reis, Directora do Centro de Emprego de Castelo Branco, fará uma intervenção dedicada ao tema “Apoios à Criação do Próprio Emprego”. A Directora-adjunta do NERCAB fará ainda um overview sobre o FINICIA, o Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas nos concelhos de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Penamacor.

No decurso do Roadshow, os participantes terão ainda a oportunidade de ouvir os testemunhos de empreendedores que já criaram o seu próprio negócio, através do modelo de franchising, e que irão partilhar com os participantes os desafios e etapas percorridas até à fase de abertura do negócio. Como complemento de informação nesta temática, a Primavera- Business Software Solutions irá fazer uma intervenção sobre a importância das ferramentas de apoio à gestão, bem como as mais-valias destes instrumentos para a criação de um negócio.

O Franchise Roadshow de Castelo Branco conta com a participação de 12 marcas de franchising, que operam em diversos sectores de actividades, e que procuram parceiros nesta região. Os responsáveis das marcas irão apresentar os seus conceitos de negócio através de encontros individuais com os participantes no evento.

Os empreendedores de Castelo Branco poderão, neste encontro, reunir informação sobre todos os aspectos inerentes à criação de um negócio em modelo de franchising e, acima de tudo, reunir com marcas que são já casos de sucesso no mercado nacional e internacional, como o Grupo OneBiz, Optimus, GreenSpace, Perfect Prints, BotaMinuto, Gesarrenda, Decisões e Soluções, Prink, Stetikxpress, Solar Project, Vertical, Tactum, entre outras. Marcas que exigem investimentos a partir dos 1.500 €, no caso de se pretender ser apenas agente associado.

Perante o actual contexto económico e a necessidade de encontrar alternativas profissionais para colmatar situações de instabilidade profissional ou mesmo de desemprego, o IIF criou o Franchise Roadshow, um projecto de âmbito nacional, mas de intervenção local. Com base numa lógica de comunicação, que combina transversalidade e proximidade, esta plataforma irá permitir aos operadores do sector do franchising o contacto directo com um público investidor, segmentado e seleccionado, através de encontros de negócios como forma de comunicação entre empreendedores e marcas.

Esta iniciativa foi pensada para ir ao encontro dos potenciais empreendedores, em todo o País, de forma a apresentar uma solução que promova a criação de emprego localmente. Em apenas um dia, o Franchise Roadshow integra formação sobre o modelo de negócio em franchising, dinamizada pelo IIF, apresentação de oportunidades de negócio disponíveis neste sistema, reuniões personalizadas com os responsáveis das marcas associadas à iniciativa, soluções de financiamento e incentivos disponíveis para criar um negócio. Para além da parceria institucional do IEFP, o Franchise Roadshow de Castelo Branco conta com o apoio das associações empresariais locais, como a NERCAB, a ACICB - Associação Comercial Industrial e Serviços de Castelo Branco, COMPETIR de Castelo Branco, além do apoio da Câmara Municipal de Castelo e do IEFP.

Andreia Jotta, directora geral do IIF, explica: “Tendo em conta a actual conjuntura económica, o IIF decidiu lançar o Franchise Roadshow. A região de Castelo Branco está a ser muito afectada pelo desemprego e pelo fecho de grandes empresas. Porém, é uma região com um grande potencial para o empreendedorismo e a possibilidade da criação de empresas em regime de franchising. Existe um forte interesse das marcas em abrir unidades nesta região e também uma massa de potenciais empreendedores, não apenas jovens como pessoas com grande experiência de vida”.

Andreia Jotta conclui: “Com esta iniciativa conseguimos reunir, no mesmo espaço, todas as condições para que possam ser criadas novas empresas e postos de trabalho. Este formato inovador de comunicação para o desenvolvimento de redes de franchising inclui uma componente informativa e formativa sobre a criação de um negócio em franchising. Acima de tudo, proporciona uma oportunidade única para os empreendedores da região de Castelo Branco de contactarem directamente com uma rede completa de agentes da cadeia de valor do franchising e do meio empresarial, que facultará toda a informação necessária para aqueles que pensam em criar o seu próprio negócio, ou procuram soluções para criação de auto-emprego”.