feed facebook

Pesquisa







PARCEIROS




Certificação Energética de Edifícios

Onebiz e Sartorial promovem a criação do “Dia do Empreendedor”

O Grupo Onebiz, holding portuguesa líder em franchising, em conjunto com a Sartorial, grupo financeiro português, pretendem instituir oficialmente em Portugal o Dia do Empreendedor, a assinalar a 19 de Novembro, como já acontece noutros países. A iniciativa do Dia do Empreendedor surgiu já há alguns anos, realizando anualmente um encontro de networking, e que pretende agora ganhar a forma de “dia nacional” e marcar definitivamente o espírito empreendedor no País.

O evento decorre na Alfândega do Porto, e terá como ponto alto, pelas 16h00, a conferência “Empreender em Portugal”, que terá entrada livre para quem quiser assistir (mediante inscrição). Nesta conferência serão discutidas diversas temáticas relacionadas com as condições para empreender no país e possíveis soluções para aumentar a competitividade das empresas, apresentando ainda a proposta oficial para a criação e instituição do Dia do Empreendedor, decorrendo já uma petição pública online para o efeito.

A moderação da conferência e do debate estarão a cargo do jornalista de economia Camilo Lourenço, e entre os oradores convidados estarão Carlos Oliveira, Secretário de Estado do Empreendedorismo, Manuel Teixeira, presidente da Comissão Executiva da ANJE, Paulo Andrez, Administrador da DNA Cascais, Andreia Jotta, directora do Instituto de Franchising, Pedro Santos, administrador do Grupo Onebiz, e João Ermida, presidente do Grupo Sartorial.

O Dia do Empreendedor 2011 surge a par da 14.ª edição das da Feira do Empreendedor, organizada pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), e que decorre entre os dias 17 e 19 de Novembro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Durante estes três dias serão abordadas, entre outras, temáticas relacionadas com emprego, oportunidades de negócio, apoio e financiamento, franchising, gestão, marketing, vendas, inovação, internacionalização e formação.

Sobre a importância da realização da conferência “Empreender em Portugal” integrada no Dia do Empreendedor, Pedro Santos, Administrador do Grupo Onebiz, explica que «na conjuntura actual, não existe alternativa para o desenvolvimento do país e da economia, que não passe pelo empreendedorismo e felizmente, começa a existir hoje uma nova consciência de criação de valor, inovação e da necessidade de criar o auto emprego, em alternativa à procura de emprego no mercado». Pedro Santos acrescenta ainda que «A crise atual tem a vantagem de potenciar a necessidade da procura do próprio negócio, em alternativa à dependência das ofertas de trabalho ou de subsídios que cada vez mais são eliminados».

João Ermida, presidente do grupo financeiro Sartorial, refere que «o Dia do Empreendedor é uma iniciativa que nos permite analisar e debater diversos temas relacionados não só com questões internas do Grupo, através da troca de experiências entre a Sartorial e a Onebiz, mas que tem também o objectivo de abordar temáticas de envolvente externa, associadas à conjuntura económico-financeira que o país atravessa». «A crise é algo que, obviamente, nos preocupa, e como tal sentimo-nos na obrigação de apresentar alternativas, fomentar as ideias, fornecer guide lines que ajudem os portugueses a vencer nesta fase difícil», acrescenta o presidente do grupo financeiro.

Durante o ano de 2011, com o intuito de promover o empreendedorismo e esclarecer os portugueses, a Onebiz realizou vários seminários, sob o nome movimento “Empreenda por favor!” (www.empreendaporfavor.com). Este movimento foi criado no início de 2011 e pretende encorajar e fomentar o empreendedorismo como desígnio nacional. O movimento já obteve mais de 5.000 inscrições nos seus eventos e acções, 3.000 pessoas já participaram em mais de 20 seminários de Norte a Sul do país, dos quais resultaram já mais de 300 negócios ativos.

Todos os interessados em participar na conferência “Empreender em Portugal”, integrada no Dia do Empreendedor, deverão fazer a sua inscrição através do site http://www.diadoempreendedor.com/ , onde poderão também obter mais informações sobre o evento e sobre a petição online. O check-in da conferência será feito junto à Sala dos Despachantes, na entrada do recinto da Alfândega do Porto.

A Onebiz (www.onebiz.pt) é o grupo empresarial português líder na prestação de serviços em sistema de franchising que desenvolve seis áreas de negócios: Financeira, Imobiliária, Consultoria, Comércio, Saúde & Estética e Educação. O grupo, que conta com mais de 400 franchisados e que tem presença em 29 países.

A Sartorial (www.sartorial.pt) é um grupo financeiro português que desenvolve aconselhamento financeiro independente e qualificado, através da gestão de activos e da consultoria global de investimentos. O Grupo Sartorial integra um grupo de empresas da área financeira em Portugal, do qual fazem parte a FOCO – Multi-Familiy Office Consulting, a Accive Insurance, a Exchange e a NBB – National Business Brokers, a Sartorial – Asset Management.