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Negócios & Franchising distingue as melhores redes de franchising

A revista Negócios & Franchising acaba de divulgar os premiados da 5ª edição dos Prémios de Franchising. De entre as 55 candidaturas apresentadas por 39 empresas, que representam um universo de 1742 unidades de negócio, os Prémios de Franchising voltaram a distinguir as melhores práticas das redes de franchising no apoio aos franchisados, bem como as marcas que mais se destacaram pela capacidade de inovar e o seu empenho na melhoria da performance empresarial, resposta aos desafios da internet e preocupação e valores das organizações junto da sociedade.

Foram distinguidos no Top 10 do Franchising como as melhores marcas no apoio à rede, a McDonald’s, que celebra este ano 20 anos de actividade em Portugal, a Remax, a Century 21, a Maxfinance, que constitui uma entrada directa no Top e a marca nacional melhor classificada. A Loja do Condomínio, a Charib, a Exchange, a Best Travel, a Body Concept, que e a Depilconcept completam o naipe das melhores. As 10 marcas premiadas foram selecionadas com base num inquérito de satisfação aos franchisados e por um júri composto por José Sampaio Mattos da APCC, Ana Isabel Trigo Morais da APED, Paulo Lopes Porto da Franchise Academy em Tiago Sopas do BES. O Top 10 avalia o apoio contínuo à rede.

A marca distinguida com o prémio Inovação foi a Stetikxpress, uma insígnia do grupo SLYou, que este ano celebra 20 anos de operação em Portugal. O grupo SLYou é um dos grupos pioneiros em franchising, que tem acompanhado a evolução da área da estética e que tem demonstrado uma forte capacidade de adaptação às tendências do sector. O prémio Inovação pretende identificar, premiar e distinguir produtos ou serviços inovadores desenvolvidos por franchisadores, masters ou rede afiliadas a operar mercado nacional. A Stetikxpress foi distinguida pelas características inovadoras do conceito low cost e oferta completa de serviços de estética com uma política muito agressiva de preços. As vantagens competitivas nos mercados onde opera, a viabilidade económica, os objetivos estabelecidos e os resultados obtidos até ao momento são alguns dos critérios avaliados pelo júri constituído por Ricardo Luz da Invicta Angels, Pedro Rocha Vieira da Beta-i, Eduardo Cruz da Formedia, Luís Rasquilha da AYR e Francisco Velez Roxo da UCP/FCCE.

Na categoria de Melhor Estratégia de Internet o prémio foi entregue, em exequo, à Loja do Condomínio e à Remax, por um júri constituído por Pedro Lobo da Innovagency, Alexandre Nilo Fonseca da ACEPI, António Miguel Ferreira da Claranet e Nuno Barreira do Elemento Digital. O grau de inovação do site, impacto na optimização da operação, estratégia Web 2.0, mobile e em novos canais de comunicação foram alguns dos critérios de avaliação. 

Na área da Responsabilidade Social, a Remax viu reconhecida a sua estratégia, levada a cabo desde 2005, e focada em acções de solidariedade social com crianças. O júri desta categoria foi composto por Conceição Zagalo da Grace, Luís Rochartre do BCSD Portugal, Dora Lima do Rock in Rio, Sandra Martinho da E-Value e Jorge Líbano Monteiro do Portal VER/ACEGE. O júri valorizou a descrição do projecto, o objectivo inicial traçado no âmbito das boas práticas a desenvolver em termos de responsabilidade social, o envolvimento das partes interessadas, internas e externas, a inovação do projecto, o número de beneficiários, o resultado e impacto da implementação das boas práticas, a sustentabilidade do projecto de responsabilidade social e a dinamização da rede de franchisados por parte do master português.

Tendo em conta a actual conjuntura económica nacional e honrando o seu compromisso com o incentivo ao empreendedorismo, os Prémios de Franchising apresentaram este ano uma nova categoria Start-Up, que visa fomentar a criação de novas empresas e as atitudes empreendedoras. A marca premiada neste âmbito foi a Melom, uma empresa que opera na área da reabilitação urbana, uma das tendências actuais do franchising e que irá receber um prémio especial do IIF, sob a forma de uma campanha online no valor de 8.210 euros. A marca foi avaliada nas seguintes componentes de negócio: viabilidade e potencial económico-financeiro do projecto, viabilidade operacional e de expansão em rede, potencial de mercado, qualidade do plano de negócio, capacidade de execução da ideia, potencial de mercado e de internacionalização. O júri da categoria Start-up integrou Marco Lamas da Incubit,  João Pereira da Inovcapital, Marta Miraldes da SBI Consulting, Rui Coelho da Invest Lisboa e Paulo Andrez da DNA Cascais. 

Isa Amaral, directora da revista Negócios & Franchising, comenta: “Estamos muito satisfeitos com a adesão das marcas de franchising a mais uma edição dos Prémios de Franchising, a grande oportunidade dos negócios em modelo de franchising verem distinguida a sua operação e os seus projectos, desenvolvidos em várias áreas de actuação de importância estratégica. Este ano, atentos ao contexto económico actual, criámos a categoria Start-Up que permite às redes de franchising mostrarem a sua capacidade empreendedora e a aposta num sistema de parcerias locais, como forma de expansão do negócio.”

Os Prémios de Franchising são uma iniciativa da revista Negócios & Franchising, uma publicação do IIF. O objectivo é premiar anualmente as 10 melhores redes de franchising no apoio à rede de franchisados, através do Top 10 de Franchising, bem como as marcas nacionais a operar internacionalmente, os produtos e serviços que se distingam pela inovação e projectos de responsabilidade social desenvolvidos em Portugal. Os Prémios de Franchising pretendem premiar também a estratégia de Internet e empresas start-ups com projectos de expansão em rede.

Para mais informações visite: www.premiosdefranchising.com