feed facebook

Pesquisa







PARCEIROS




Certificação Energética de Edifícios

Onebiz torna-se accionista de referência do novo conglomerado financeiro Sartorial compra Exchange, NBB e Accive ao grupo Onebiz

A Sartorial, grupo financeiro português dedicado à gestão de activos e ao aconselhamento global de investimentos, comprou as empresas NBB, Exchange e Accive à Onebiz, holding portuguesa líder em franchising, iniciando assim um conglomerado financeiro. Na mesma altura a Onebiz entra no capital social da Sartorial, tornando-se um accionista de referência.

A operação, que tem por objectivo a criação de um conglomerado financeiro que se distinga no aconselhamento independente nas áreas de investimentos, seguros, crédito e M&A, permite à Sartorial dar início à distribuição dos seus produtos financeiros de investimento no mercado de retalho, através dos 130 pontos de distribuição global e carteira de clientes da NBB, Exchange e Accive.

João Ermida, presidente da Sartorial, explica que “queremos actuar nas diversas áreas do negócio da intermediação financeira, e as empresas adquiridas são marcas fortes e inovadoras, que trazem uma mais-valia inquestionável para o projecto de crescimento que nos propusemos desenvolver”. E acrescenta: “Com a compra destas empresas a Sartorial passa a actuar nas áreas de corretagem de seguros, intermediação de produtos de crédito a retalho e assessoria de compra e venda de pequenas e médias empresas”.

As três empresas em questão faziam parte da área financeira do Grupo Onebiz, sendo a Accive uma rede independente de mediação de seguros para empresas e particulares, e a Exchange uma empresa que opera na área do aconselhamento financeiro e soluções de financiamento. A NBB é uma rede nacional e internacional de consultores especializados na prestação de serviços a PME no âmbito de processos de avaliação, compra e venda de empresas, fusões e corporate finance.

As áreas de negócio em questão serão geridas por António Godinho, que transita do grupo Onebiz para a Sartorial. António Godinho, agora administrador executivo da Sartorial, explica que “desde o início do projecto que queríamos que todas as partes envolvidas saíssem a ganhar, e, para além da Onebiz e da Sartorial, também os parceiros franchisados e o cliente têm benefícios, em termos de know how e diversidade de serviços oferecidos neste novo conglomerado”. Já Pedro Santos, administrador executivo da Onebiz, diz que era “natural” a participação da Onebiz neste projecto, vincando que “a nossa continuidade dá-se através da participação com destaque na estrutura accionista do grupo que agora detém as empresas, sendo um negócio em que temos responsabilidade pelo seu passado e presente e, principalmente, tem um futuro no qual acreditamos”

As mais de 130 lojas e escritórios da Exchange, NBB e Accive continuam a operar em regime de franchising sem qualquer alteração ao seu dia-a-dia, embora os dois grupos se encontrem em fase de transição, com mudança dos escritórios centrais e das suas equipas para a sede da Sartorial, até Março.

A Sartorial é um grupo financeiro português que desenvolve aconselhamento financeiro independente e qualificado, através da gestão de activos e da consultoria global de investimentos.

Sobre a Sartorial

A Sartorial apresenta dois serviços-base: a gestão de activos e a consultoria de gestão global de investimentos. Com um naming que evoca a ideia do “serviço personalizado e à medida, realizado apenas pelos melhores alfaiates, para costurar o fato perfeito”, o objectivo do grupo é satisfazer as necessidades crescentes do mercado português em aconselhamento financeiro independente e qualificado, e em gestão de activos financeiros.
A consultoria de investimentos é desenvolvida por uma equipa autónoma da área de gestão de activos que se encontra integrada dentro da marca FOCO.
Com o objectivo de marcar a diferença no mercado, através do know-how técnico do sector financeiro, e pelo carácter consultivo e independente, a Sartorial reúne um conjunto de quadros com largos anos de experiência em mercados financeiros. A partir de agora o grupo continuará a desenvolver os seus negócios já com a rede de franchising das empresas adquiridas à Onebiz.
Dentro da sua política de responsabilidade social, a Sartorial dedicará uma parte dos seus resultados líquidos, com um mínimo de dois e um máximo de cinco por cento, a projectos de carácter social junto das populações mais desfavorecidas economicamente.

Sobre a Onebiz

A Onebiz é o grupo empresarial português líder na prestação de serviços em sistema de franchising que desenvolve cinco áreas de negócios: Financeira, Imobiliária, Consultoria, Saúde & Estética e Educação. O grupo, que conta com mais de 400 franchisados e que tem presença em 26 países, já recebeu vários galardões nacionais que atestam o seu desenvolvimento no franchising, tendo em 2010 conquistado a totalidade dos prémios para que foi nomeada, recebendo cinco prémios distintos.
Criada em 1997 pelos sócios Pedro Santos e António Godinho, a inovação e o empreendedorismo sempre fizeram parte do “ADN” da empresa, sendo estes, na opinião dos fundadores, os ingredientes fundamentais do sucesso da Onebiz.

Sobre as empresas adquiridas

NBB
A NBB é uma consultora estratégica especialista em M&A e Corporate Finance, como a avaliação de projectos de investimentos (seja para capitais de risco, seja para a entrada no mercado ALTERNEXT) vocacionada para o mercado empresarial português. Com 68 escritórios, está presente no mercado nacional e internacional, num total de 26 países.

Exchange
Com o slogan “os melhores créditos numa só loja”, a Exchange é especialista no aconselhamento financeiro e dirige-se especialmente aos particulares. É pioneira no mercado português na sua área de actividade por ter disponibilizado, em 2003, todos os produtos de financiamento dos bancos portugueses num só balcão. A empresa tem 70 lojas por todo o país e intermediou, em 2010, um valor superior aos 200 milhões de crédito.

Accive
A Accive é uma corretora de seguros e tem protocolos com as melhores seguradoras do mercado português, oferecendo assim aos seus clientes um leque alargado de opções. Trabalha com o mercado empresarial e particular, através da sua rede de lojas, mediadores e consultores especializados em seguros.