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2.5 Serviços para particulares

A lógica dos serviços para particulares é a de facilitar a vida de quem trabalha. O segredo é oferecer algo mais além de uma venda: uma armação com uma actualização das dioptrias (Multiópticas e Optivisão), uma lavandaria sempre à mão (5 a Sec), exercício à hora do almoço sem suar (Slender You), ou locais onde as crianças estão ocupadas depois da escola e onde aprendem alguma coisa (Future Kids). Certos conceitos exigem maior investimento devido aos equipamentos, outros implicam especialistas do ramo.

O franchising de conceitos especializados funciona bem porque acompanha as tendências do mercado, o trabalho crescente dos casais modernos, o prolongamento dos horários de trabalho, a falta de tempo e um poder de compra, apesar de tudo em alta. Os serviços para particulares estão num mercado competitivo, em que novas marcas chegam todos os anos. É sobretudo o caso das lavandarias e das ópticas. Quem ganha é o cliente, que vê reduzidos os preços. A competição feroz faz com que a escolha do franchising seja fundamental.

Uma marca como a Multiópticas funciona melhor para quem possua já uma loja no ramo. Tal como a Optivisão, as taxas de crescimento resultam muitas vezes de lojas que se associam à rede.

A dificuldade está no serviço, para o qual são necessários especialistas e através do qual se diferenciam as marcas.

O conceito da Multiópticas, criada em Espanha em 1971, exige serviços de contactologia e optometria. O franqueado terá de ser, por isso, alguém com experiência no sector ou conhecimentos nestas áreas, para além de ser exigida uma boa localização. Atrair o cliente e diferenciar-se no mercado é tarefa do master, que definiu os serviços de fidelização no seu kit de franchising da cadeia espanhola. O exame ao cliente é gratuito, funcionando como verdadeiro serviço para quem frequenta a Multiópticas. O mercado da marca só poderá evoluir, já que quase toda a gente precisa de óculos depois dos 35 anos.

Desde que abriu a sua primeira loja, em 1991, no sistema de franchising algumas características evoluíram. Os serviços, a política de preços mais reduzida para a rede e a possibilidade de outras lojas se agregarem ao grupo permitiu o sucesso do conceito espanhol.

O franqueado investe 10 a 30 mil contos e pagará uma royalty de 10% sobre a compra de material. Não existe direito de entrada.

Outro sector em expansão é o das lavandarias. As terminações "Net" e "Sec" estão a inundar o mercado.

Como todos os serviços a "5 a Sec" é procurada devido ao seu carácter inovador face ao comércio tradicional: cinco preços e inovação nos locais. Em Portugal as lavandarias estavam em áreas residenciais. A 5 a Sec provou que é preciso estar onde está o comércio, nos centros das cidades e nos centro comerciais.

A verdade é que é marca líder do mercado, com uma fatia de 50%. Tal como a Multiópticas o master pode aproveitar franqueados que queiram reconverter lavandarias já existentes.

Ainda nos serviços para particulares, conceitos como a Slender You facilitam a vida do franqueado. Basta-lhes comprar máquinas de peso - 5 a 7 mil contos - como para uma lavandaria, mas é preciso muita formação para aplicá-las aos clientes. O conceito consiste num cruzamento entre um ginásio e uma esteticista, com o mínimo de esforço para o cliente. Neste tipo de negócio, os franqueados devem procurar informar-se sobre a manutenção regular das máquinas. Até porque a maior parte das marcas não cobram, geralmente, royalties ou direitos de entrada: está tudo na máquina.

A Futurekids é a campeã de crescimento desde que entrou no mercado. Os 45 centros nacionais de escolas infantis de informática têm conseguido desenvolver-se graças à acção do master. A Futurekids foi acreditada pelo Ministério do Trabalho, o que lhe permite recorrer a programas nacionais e comunitários e entrar nas escolas públicas. O conceito Futurekids foi adaptado à realidade nacional: detectou-se a necessidade de cursos para adultos, porque os pais queriam aprender o que os filhos aprendiam.

Com este mercado e a possibilidade de abrir uma escola próximo de áreas residenciais onde os pais de crianças a partir dos 3 anos são clientes, o franchising está em explosão.

Os direitos de entrada e manuais custam 4 mil contos e preferem-se os franqueados com conhecimentos de informática e pedagogia. O investimento inicial ronda os 12 e os 15 mil contos, para uma solução "chave na mão", exceptuando o imobiliário.

Uma escola precisa de duas ou três pessoas a tempo inteiro e professores contratados consoante o trabalho. As dificuldades do trabalho são de duas ordens:

A concorrência desleal de marcas que proliferam, imitando o conceito

O IVA de 17% a suportar na prestação de serviços.

A competitividade crescente dos serviços para particulares só demonstra que há mercado para explorar. A tendência para a explosão deste tipo de negócio deverá manter-se no próximo milénio.

Quadro 2.5 – As maiores marcas no sector de serviços para particulares

As Maiores do Sector

Marca

Pais de origem

Inicio do franchising
em Portugal

Lojas
franqueadas

Total de lojas

Optivisão Portugal

1989

152

162

Multiópticas Espanha

1991

151

160

5 a Sec França

1992

115

118

Slender You Estados Unidos

1991

85

85

Futurkids Estados Unidos

1995

43

43

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Fonte: Censo IF 97