INDICE





1.4.4 A evolução do franchising por marcas

Pouca coisa mudou em relação à distribuição por marcas de país de origem. As marcas estrangeiras continuam a ser lideradas pela Espanha, França e EUA.

A Espanha, com 11 novas marcas a entrar em Portugal, conseguiu manter a sua posição. Já são 40 empresas franqueadoras espanholas a operar no território nacional. O mercado português tem sido um ponto estratégico no processo de internacionalização do franchising espanhol.

Quadro 1.8 – A origem das marcas que operam em Portugal

ORIGEM DAS MARCAS

País de origem

N.º de marcas

Portugal

61

Espanha

40

França

29

EUA

28

Itália

13

Reino Unido

11

Outros

24

__________________________________________________________

Fonte: Franchising Directório de Oportunidades 1998

E não são apenas pequenos negócios que decidiram aventurar-se no franchising. Entre os franqueadores nacionais já constam algumas empresas entre as 1.000 maiores de Portugal.

Outro dado significativo é a verificação dos primeiros sinais de internacionalização das marcas portuguesas. Já há franqueadoras nacionais com unidades a operar no estrangeiro e que estão a apostar na expansão internacional.

1.4.5 Dimensão das redes

O facto de uma cadeia ter 10 unidades ou pouco mais, pode não significar muito no mercado, mas não deixa de ser uma referência. Ao atingir esta dimensão, e ainda mais em Portugal, a marca já começa a ser reconhecida como uma cadeia e pode começar finalmente a aproveitar algumas vantagens tão prometidas pelo sistema franchising. Antes disto é difícil conseguir qualquer ganho de escala ou sinergia.

Este número torna-se ainda mais relevante se tomarmos como ponto de partida que em 1996, só havia 46 marcas com mais de 10 lojas. A preocupação das marcas nesta fase deve ser a criação de uma estrutura interna capaz de supor este ritmo de crescimento.

Quadro 1.9 – A dimensão das redes de franchising no nosso país

DIMENSÃO DAS REDES

N.º de marcas com:

1997

 

1996

50 ou mais unidades

9

4%

8

20 - 49 unidades

27

13%

17

10 - 19 unidades

34

17%

21

5 - 9 unidades

48

23%

29

0 - 4 unidades

88

43%

67

 

206

 

142

____________________________________________________________

Fonte: Franchising Directório de Oportunidades 1998

Este aumento, que representa cerca de 553 unidades abertas em 1997, e 64 novas marcas, tiveram a seguinte distribuição por sector de actividade:

Comércio 353 unidades

Restauração/Hotelaria 40 unidades

Serviços 160 unidades

Estes números vinculam, como atrás foi referenciado, a preferência pelo sector do comércio, com cerca de 64% das unidades.

Quadro 1.10 – As 25 maiores marcas a operar em Portugal

RANKING
25 Maiores Marcas a Operar em Portugal
(Por número de unidades)
MARCA UNIDADES
1 OPTIVISÃO 162
2 MULTIÓPTICAS 160
3 5 A SEC 118
4 SLENDER YOU 85
5 INTERMARCHÉ 74
6 O BOTICÁRIO 66
7 TALLER DE CUENTOS 59
8 LANIDOR 54
9 Mc DONALD'S 45
10 FUTURKIDS 43
11 PIZZA HUT 37
12 KID COOL 37
13 STEFANEL 35
14 OS MEUS QUADROS 35
15 CERNE 34
16 CENOURA 33
17 ECOMARCHÉ 33
18 MRW 32
19 LOJA DAS VIAGENS 29
20 MANGO 28
21 BASKIN ROBBINS 27
22 TINTORETTO 27
23 TELEPIZZA 27
24 CASA 27
25 DON ALGODON 25
_______________________________________________________________________

Fonte: Directório de Oportunidades 1998
Nota: Só foram consideradas para o ranking empresas com pelo menos 10 unidades franqueadas, excepto no caso dos master e area developers em que todas as lojas foram consideradas franqueadas