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1.3.3 Reino Unido

O Reino Unido é um mercado bastante maduro em termos de franchising, uma forma de expansão que abrange quase todos os sectores de negócio e onde se encontram franqueados experientes. O Reino Unido é especialmente procurado pelas cadeias norte-americanas de franchising, que o utilizam como plataforma de lançamento para se implantarem noutros países europeus. A língua comum é um dos factores que tem levado as cadeias americanas a procurarem o Reino Unido, mas os franqueadores esquecem-se muitas vezes de que o que funciona num mercado não é necessariamente bem sucedido nos outros.

A Burguer King, a segunda maior cadeia de fast-food dos Estados Unidos, é uma marca que teve grandes dificuldades de integração neste país. Em 1983 foi obrigada a comprar de volta as poucas lojas que tinha implantado no mercado do Reino Unido desde a sua entrada, em 1975. No entanto, a sua sorte mudou, e em 1995, a cadeia já havia sido adquirida por uma empresa britânica e contava com mais de 300 unidades. Cada vez mais os franqueadores americanos se convencem de que se deve ter o mesmo cuidado ao entrar para aquele mercado do que se tem ao integrar qualquer outro país europeu. A Irlanda do Norte apresenta-se como mercado-cobaia para os franqueadores americanos, não só por apresentarem os mesmos padrões de consumo do resto do Reino Unido, como também pelo facto dos preços do imobiliário serem muito mais baixos.

Quadro 1.3 – As maiores marcas do Reino Unido

RANKING

Marca

Actividade

Nº Total de lojas

Green Publishing Cartões de felicitação

8 250

Jani King Serviços de limpeza comercial

5 000

Choice Hotels International Hotéis

3 672

Greenalls Inns Restaurante e hotéis

3 098

Unigate Dairies Limited Lacticínios   

2 351

Northern Dairies Lacticínios

2 150

British School of Motoring       Escola de condução

2 130

Holiday Inn Dairy Hotéis

1 926

Crest Lacticínios

1 730

Whitbread Pub Partnerships Bares

1 700

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Fonte: The United Kingdom Franchise Directory da Franchise Development Services Limited.

Tradicional e ao mesmo tempo sofisticado o mercado do Reino Unido oferece alguma resistência à introdução de novos produtos. Refeições como a pizza, a comida italiana e os hamburguers conseguiram, responder satisfatoriamente ao desafio, após longos anos de insistência.

No ranking dos 10 maiores franqueadores encontra-se em primeiro lugar a cadeia de cartões de felicitações Green Publishing e, entre outros a cadeia de hotéis Holiday Inn .

1.3.4 França

A França é o terceiro país do mundo em termos de números de redes de franchising. Na Europa assume a liderança, com 40% da quota de mercado.

Em Janeiro de 1997 existiam 485 franqueadores e 27.360 franqueados, a maioria a operar no sector comercial, seguido da área de serviços, hotelaria e restauração.

O mercado de franchising francês já é bastante maduro e experiente. A primeira cadeia a utilizar esta forma de distribuição foi La Lainistre de Roubaix, que nos anos 30 concedia aos seus revendedores a exclusividade geográfica e de produto.

Os franchisings estrangeiros continuam a crescer neste mercado, ligados especialmente aos sectores dos serviços e da restauração e representando cerca de 7,8% do total de unidades franqueadas. As cadeias originárias dos Estados Unidos dominam 26 das 50 empresas estrangeiras, ocupando 3% do mercado.

Numa edição dedicada ao franchising, a revista francesa L'essentiel du management, faz algumas previsões para os diversos sectores de actividade onde esta modalidade está bem implantada. Na alimentação, um sector bastante estável, a tendência é para a hiperespecialização, com casas só de chocolates, como é o caso da Glup's. O aconselhamento de clientes também está na moda. A cadeia ecológica Rayons Verts dá formação aos seus franqueados em matéria de cozinha macrobiótica e vegetariana para que possam aconselhar os seus clientes. Já no sector automóvel assiste-se a uma evolução que vai no sentido da generalização. Marcas como a Speedy ou a Midas oferecem um variado leque de serviços que visam facilitar a vida ao cliente. Quanto aos centros de lavagem automóvel é tendência instalá-los próximo dos pequenos e médios centros residenciais.

A Mcdonald's e a Quick continuam a dar que falar no sector da restauração, mas muitos acreditam que o futuro está nas entregas de comida ao domicílio e nas lojas de sanduíches, que se apresentarão como fenómenos citadinos.

As entregas ao domicilio são, aliás, uma das tendências apontadas para o sector dos serviços aos particulares.

Por seu turno, nos serviços a empresas é a inovação que dita o sucesso dos generalistas. As previsões são favoráveis para companhias como a Mobil'Affiche. Por exemplo, uma empresa de publicidade que inventou uma nova maneira de afixar cartazes, ou para a Pano Boutique, que lucra com uma nova forma de colocar mensagens em autocolante.

Quadro 1.4 – As maiores marcas da França

RANKING

Marca

Actividade

Nº Total de lojas

Phildar

Distribuição têxtil

1 323

8 à Huit

Distribuição alimentar

800

Shopi

Distribuição alimentar

720

France Acheminement

Transportes

700

Yves Rocher

Cosmética

610

5 à Sec

Lavandaria rápida 

600

McDonald’s

Fast-food

541

Champion

Distribuição alimentar

524

Jean Louis David

Cabeleireiro

465

L’Eléphant Bleu

Lavagem automóvel

458

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Fonte: Guide pratique de la franchise e L’annuaire de la franchise et des réseaux commerciaux d’indépendents.

Enquanto, na sua maioria, os franqueadores franceses não têm preferências, é interessante ver que em determinados sectores os candidatos partilham algumas características. Assim, no mercado da cosmética e pronto-a-vestir, os franqueadores recrutam geralmente mulheres, enquanto o sector da restauração tende a aceitar casais como seus parceiros de negócio. Relativamente à idade, as preferências vão para candidatos com mais de 30 anos, pela melhor combinação de experiência e disponibilidade financeira que apresentam.

1.3.5 Espanha

Espanha, geograficamente é o mercado mais próximo de Portugal. A revolução em Portugal, hoje, pode ser igual à de Espanha em 1995, pois Portugal encontra-se na mesma situação em que Espanha se encontrava nesse ano.

Espanha é actualmente, o país que apresenta maior nível de crescimento de franchising a nível europeu. Nos últimos 3 anos superou países como a Grã-Bretanha e a França, com cerca de 1600/1800 franchisings a abrirem por ano.

As mudanças no conceito de trabalho e a oferta de múltiplas opções de negócio, foram factores de desenvolvimento. Nos últimos 12 meses abriram 40 firmas e 1800 estabelecimentos. Há uma agressividade crescente, e por outro lado, uma crescente competência. É um mercado favorável tanto para a saída como entrada de capitais. Não há empresas ou sectores que não possam ser franqueados, desde que devidamente amadurecidos.

Os primeiros franchisings a chegar e conquistar o mercado espanhol, foram os gigantes americanos do fast-food, Mcdonald's e Burger King. Rapidamente os empreendedores espanhóis acharam o sistema atractivo e deu-se o "boom" espectacular de unidades franqueadas.

De princípio, os franqueadores espanhóis viraram-se para o seu próprio mercado e, se bem que o seu principal alvo seja ainda hoje Espanha, as principais cadeias de franchising espanholas começam a utilizar este sistema para se expandirem e se internacionalizarem para países como Portugal, por exemplo.

O ano de 1997 representou um crescimento de 15% de cadeias franqueadas relativamente ao ano anterior. O ano terminou com um total de 575 redes, tendo sido inauguradas 75. A Espanha continua a ser dominada por franchisings do sector da restauração e hotelaria, que defendem uma quota de 12%. Em segundo lugar reinam os produtos especializados, seguidos da moda, com 9,56% do mercado.

Quadro 1.5 – As maiores marcas de Espanha

RANKING

Marca

Actividade

Nº Total de lojas

Dia% Distribuição de produtos alimentares

1 749

MRW Transporte urgente

470

Western Union Transferência de dinheiro

425

Santiver Dietética e plantas medicinais

384

Telepizza Fast-food

350

Viajes Ecuador Agência de viagens

328

Seur Transporte urgente

325

Cárnicas González Talho e charcutaria

323

Vit-Sec Lavandaria rápida 

299

Tintorerías Hygena Lavandaria

280

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Fonte: Guia Franquicias de España 1998, de Barbadillo Asociados.

Mas a supremacia vai para a rede de discount alimentar. Os supermercados Dia, bem implantados no nosso país, representam uma fórmula bem sucedida de franchising, contando já com mais de 1700 unidades.

No sector da restauração a Telepizza faz as delícias dos nossos vizinhos. Para compensar os milhares de pizzas vendidas por esta empresa, a Santiveri assume a liderança dos produtos dietéticos, provando que os espanhóis também se preocupam com a balança.

O negócio de transporte urgente de documentos e encomendas está já bem implantado em Espanha. As lavandarias também estão a ganhar terreno com marcas como a Hygena e a Vit-Sec, que oferecem um serviço flexível a consumidores que são cada vez mais exigentes.